Um blog sobre coisa alguma.

7.3.07

O efeito estufa na terra de Jonas.

Quando Jonas saiu do banheiro, viu uma mulher morta sobre a cama. Não entendeu. Lembrava-se dela na noite anterior. Na verdade lembrava-se deles, mas lembrava mais dela pois parte da performance dele era melhor esquecer. Viu o computador ligado. Na tela, um texto a respeito do aquecimento global e suas causas. Chaminés, fábricas, carros, humanos insanos e inconseqüentes, moto-serras, baleias, green peaces e outra balelas. Quem teria escrito aquilo se não ele?
Lembrou-se de que era jornalista. E que escreveu aquilo mas sabia da verdade. O calor aumentou. O rapaz que morava no quarto ao lado do seu chegou e viu a mulher morta na cama. Jonas já havia esquecido. Seu amigo, transtornado, disse a ele que não se preocupasse, ele tomaria conta de tudo, cortaria a mulher em pequenos pedaços e colocaria na lixeira de lixo orgânico, no primeiro andar. As pessoas se preocupam muito com as lixeiras de papel, plástico e vidro mas nunca prestam atenção no orgânico. A mulher logo sumiria. Jonas não estava preocupado mesmo antes de seu amigo lhe pedir para não se preocupar.
A verdade é que Jonas se preocupava com aquele texto mal escrito. Não havia chaminé nenhuma. A culpa de tudo era das vacas e Jonas sabia disso.

Reflexão de Jonas

- vacas comem como porcos e depois digerem lentamente todo aquele mato. A formação estequiométrica da reação de gás carbônico, enxofre, água, saliva e líquidos digestivos causa a criação de dióxido de enxofre. Peidos. Vacas peidam o dia todo por conta de sua ruminação. É difícil acreditar porque o mais comum é compararmos com nós mesmos, mas vacas peidam sempre. O tempo todo. E nós não. Porque nós comemos um terço do que come uma vaca. E temos um aparelho digestivo mais desenvolvido. O que uma vaca come tem 3 caminhos a seguir: nutrientes para o corpo, peido e cocô. Sabe quantas vacas existem no mundo? 1,3 bilhão. E elas peidam mais que os 6 bilhões de humanos. Mais não, peidam muito mais. Os gases expelidos pelas vacas são muito mais danosos ao ambiente do que o das chaminés. As vacas são responsáveis pelo efeito estufa.

Jonas sai enquanto seu amigo picota a mulher com um estilete. Entra no armário e escolhe um terno de linho e uma gravata. Quando fecha a porta de casa percebe que mora em uma baleia. Nada como a segurança de uma baleia qundo o tempo lá fora está chuvoso. Anda pensando em falar com George Bush. Mas ainda acha besteira fazer isso. Ele não entende o ódio das pessoas pelos Estados Unidos quando, na verdade, a maior população de vacas está na Índia. Talvez isso seja por causa da origem texana do Bush. Sendo do Texas, ele deveria entender de vaca. Mas quem gostava mesmo de uma vaca era o Bill Clinton.

A cada minuto cerca de 350 mil peidos de vaca são libertados. Jonas possui pouco tempo. Ele pensa sobre a teoria do caos. A cada peido de vaca solto aqui no Brasil, uma pequeno pedaços de gelo degela na Antártida, um oceano sobe alguns milímetros e Jonas se vangloria de sua baleia, pensando em quando o mar tomar conta de tudo.
Por que diabos uma vaca precisava peidar tanto?

Jonas precisa resolver esse assunto antes de ter que publicar o texto que tem em casa. Como ninguém pensou em acabar com esse problema antes? Protocolo de Kyoto? Quanta besteira. Quando passa por uma loja no centro da cidade Jonas vê um rapaz barbudo saindo de uma loja com um tapete e uma lata na mão. Chama a sua atenção o fato da loja ser indiana. Tapetes indianos. Em nome da paz, ele precisava de uma guerra.
Enquanto a Índia existisse, o efeito estufa existiria. Como causar uma guerra em um pais que adora Gandhi? Charges. Jonas faz uma charge em que Gandhi encontra Maomé, que conversava com Hitler. Maomé diz que porcos são sujos. Hitler retruca dizendo que sujos são os judeus e que a mãe de Maomé era uma vaca. Gandhi não pode ficar de fora e não admite que profanem uma vaca chamando-a de mãe de Maomé. Lança isso no You Tube e o mundo assiste àquilo embasbacado. A assinatura da charge vem como Estados Unidos e União Européia: o mundo será nosso. Irã promete bombas, indianos prometem greves de fome, japoneses prometem um robô que fala e pensa como os humanos, os americanos culpam os russos, os alemães não entendem a piada, os ingleses boicotam o Mc Donalds graças ao filho da rainha, ganhadora do Oscar, e o Lula discute o Corinthians. Quando a ira toma conta do Irã, uma bomba explode varrendo a Índia, Vietnã, Aral, Dudinka e Nova Guiné do mapa.
Milhões de vacas morrem.
Quem precisava conquistar 24 territórios quaisquer vence. A comemoração dos americanos é feita com churrasco.
Milhões de vacas morrem.
Jonas retorna para casa. A baleia lhe agradece e ele encontra seu amigo em chamas, atirando pedaços da mulher pela janela. Os pedaços quicam, conforme batem no chão. Seu amigo, em chamas, sai do quarto. Jonas liga o ar condicionado e já consegue uma nova matéria para amanhã, sem precisar contar mentiras sobre o aquecimento global. A policia bate à sua porta. Ele atende quase preocupado com algum pedaços da mulher que pudesse ter sido esquecido. O policial o questiona a respeito de uma charge. Ele diz que desconhece o assunto. O policial indaga sobre sua cone≈ão com a internet e o You Tube. Jonas apenas responde:
- Internet? Eu moro em uma baleia, meu amigo.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home