Um blog sobre coisa alguma.

30.5.07

Estamos errados em pensar somente no nosso umbigo?

Tem um amigo meu que sempre diz: a sociedade é escrota.
Eu acho que ele tem razão na maioria das vezes. A sociedade é, normalmente, contraditória. E é contraditória por que cada um se preocupa apenas com seu próprio umbigo. O que é justo, se pularmos para aquela visão Darwiniana de que somos apenas animais evoluídos, e, nos animais, cada um se vira sozinho e só se une quando isso traz vantagens para ele. Não há nenhum animal que seja bonzinho por natureza, o que eles são é espertos e sabem que uma manada de gnus consegue fugir mais fácil de um leão, sendo que quando o leão chega, um morre, mas no meio de tantos, a probabilidade de que esse um não seja você é muito grande.
Homens também são assim. Vivem juntos por ser conveniente. Pensam em si mesmo por ser natural da "espécie". Pelo menos para quem concorda com Darwin e essa comparação com os animais.
O problema é que por pensar somente no próprio umbigo e ao mesmo tempo viver em sociedade, foram criados alguns códigos de comportamento social que tentam evitar que o homem pense no próprio umbigo, facilitando a vida em grupo e permitindo que cada um, por viver em grupo, tenha seu próprio umbigo mais seguro. No fundo, não passa de uma grande mentira, onde fingimos nos importar com outros para nos protegermos.
Mas com a criação desse código, não se pode mais ser egoísta naturalmente pois isso é proibido. E realmente uma pessoa egoísta é muito chata e filha da puta - embora eu só pense assim porque fui criado com base nesse código, portanto, desconsiderem isso momentaemente- .
Não poder ser egoísta sem culpa é o que faz com que você use chavões de comunicação aplicados à alta performance da vida social, o que pode ser traduzido pelo famoso "hoje tá calor né?" dito dentro de um elevador. Aquela risada de uma piada sem graça também funciona. A preocupação com a saúde de alguém que espirra é essencial. E o que eu acho mais interessante e curioso é a necessidade de ter dó de alguém que morre, embora seja um desconhecido.
É claro que ninguém, ou muito pouca gente quer morrer. Mas se todo mundo se preocupar com todas as pessoas que morrem diariamente em algum lugar do mundo, não há mais vida.
Milhares de pessoas devem estar morrendo neste segundo, o que é triste e chato para a família, amigos e gente pra quem ele estava devendo dinheiro, mas eu acho que é de conhecimento e consciência geral que para a maior parte de nós isso não faz diferença, não é mesmo? Claro as pessoas que morrem de fome na África, culpa de governantes filhos da puta que só pensam no seu próprio umbigo e que não precisam viver em sociedade pois a sociedade já vive pra eles. Eu acho justo ajudar essas pessoas a terem uma vida melhor. Mas pessoas morrem. Inclusive de fome. E não vão me fazer chorar diariamente durante as 24 horas do meu dia. E você pode até ler tudo isso e me achar um grande filho da puta egoísta, ok. Mas se você está lendo e não está se debulhando em lágrimas, saiba que você, mesmo que inconscientemente, é tão filho da puta quanto eu. A questão é que nos preocupamos com o que é nosso, do nosso convívio, da nossa família. O resto a gente não liga. Pensamos no nosso próprio umbigo. Ou estaríamos triste neste momento por causa de Sandra Corral, de 20 anos, e sua mãe Julia Manzanera, de 53. Elas foram assassinadas pelo namorado de Sandra, na Espanha.
A gente pensa só no nosso umbigo. Mas nunca deixe isso trasparecer, por favor.
Não podemos.
E quando encontrar com alguém no elevador, não esqueça de manter a pose e comentar: "frio hoje em São Paulo né?"

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home